Bahamas Cred

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt

13/10/2021

Consumo consciente: 5 dicas para comprar com inteligência

Já parou para pensar o quanto a compra por impulso pode afetar o seu bolso? Para ter uma relação saudável de consumo e contribuir de forma positiva com a sua situação financeira, é preciso entender e praticar o consumo consciente. Ou seja, é preciso tomar decisões de compra cada vez melhores e mais inteligentes.

Não sabe como fazer isso? Fique tranquilo(a)! Para ajudar, preparamos um conteúdo com cinco dicas essenciais para o consumo consciente. Continue lendo e saiba mais!.

Liste sempre os itens essenciais

Antes de sair de casa, o primeiro passo é conferir o que está faltando e o que é realmente necessário comprar. Com o tempo, você vai observar a rotina da sua casa e descobrir os produtos que mais consomem e o tempo de reposição, evitando desperdícios.

Fazer uma lista escrita à mão, dividindo em setores – por exemplo: limpeza, moda e alimentação -, ajuda muito. Pois, além de a escrita ajudar no raciocínio e na seleção de itens de forma consciente, auxilia na localização dos produtos no mercado ou na loja no dia das compras. 

1.      Planeje-se para não desperdiçar

Não compre por impulso. Identifique, antes, o que é desejo e o que é necessidade. Um ótimo jeito de fazer isso é respondendo a algumas perguntinhas básicas, como: preciso mesmo disso? Esse item será útil para o meu dia a dia? Eu vou continuar usando daqui a um ano? Posso pagar por essa compra? Devo fazer isso agora?

Se a resposta for “não” para alguma dessas perguntas, pode ser que você se arrependa da compra e o dinheiro faça falta no futuro.  

2.      Não fuja do seu orçamento

Seja responsável com o seu dinheiro! Defina um orçamento limite e não ultrapasse esse valor. Passar dele pode ser um sinal de que a compra é impulsiva.

E, ao contrário do que muitos pensam, as promoções não são sempre inimigas. Elas podem significar uma oportunidade de adquirir algo que já estava no seu planejamento, com um preço muito melhor e que cabe no seu orçamento. Mas não abuse comprando coisas desnecessárias apenas pela promoção, ok?

3.      Verifique a qualidade e a validade dos produtos

Fique de olho na qualidade e na validade, pois não adianta comprar se for descartar rápido. Compre de marcas e lojas de confiança e de boa procedência e faça valer o seu investimento. Use muito e deixe a vida útil do produto ser a mais longa possível.

4.      Conheça os direitos do consumidor

Em todos os requisitos, é sempre muito importante conhecer seus direitos. Como consumidor, atente-se aos prazos e às políticas de troca e devolução, anote os canais de atendimento da loja, e, se necessário, entre em contato com o Procon da sua cidade. Lembre-se também de guardar os comprovantes da compra, como por exemplo, nota fiscal e documento de garantia.

Dicas extras: fuja da burocracia, melhore a gestão de seu orçamento e tenha mais controle sobre as suas despesas. Com o Bahamas Cred isso é possível! Um cartão feito para você e sua empresa, onde estiver e na hora em que precisar.

 

Conheça aqui nossos cartões, invista em mais comodidade para o seu dia a dia e usufrua de descontos e vantagens.      

Outras Notícias