Bahamas Cred

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt

14/01/2023

Como separar as finanças pessoais das do seu negócio?

Para o crescimento de qualquer negócio, controle financeiro é essencial. Isso exige disciplina e organização, principalmente durantes os primeiros passos de uma empresa. Consequentemente, essa não é uma tarefa fácil!

Isso porque, no início da construção de um empreendimento, é comum não separarmos as finanças pessoais das da empresa. O problema é que essa prática é perigosa e pode acarretar em prejuízos.

Observando esse cenário, para ajudar pequenos empreendedores a começarem do jeito certo, o Bahamas Cred separou 5 dicas simples, mas que farão a diferença na administração financeira de um negócio. Vamos conferi-las?

1.      Separe as contas bancárias:

O primeiro passo ao abrir um negócio é criar uma conta separada, exclusiva para ele. Mesmo essa sendo uma etapa, às vezes, óbvia, não é improvável vermos contas bancárias se misturando. Para ter controle das despesas da empresa, é primordial separar cartões, débitos e extratos.

2.      Realize o fluxo de caixa:

O fluxo de caixa é uma das chavinhas mais importantes para alcançar o total controle das finanças de um empreendimento. Nele, você deve registrar todas as suas entradas e saídas. Mesmo aqueles valores pequenos que pareçam irrelevantes, combinado? Ao fim das contas, toda despesa ou faturamento têm relevância.

3.      Defina a sua remuneração:

O chamado “pró-labore” será o seu salário. Ter a sua remuneração definida, desde o começo, evita que você use o dinheiro que entra na empresa para cobrir despesas próprias. Essa atitude compromete o capital de giro do negócio. Quando vira um hábito, acarreta na mistura frequente de contas pessoais e empresariais.

4.      Crie uma reserva de emergência:

Aqui, seguimos a lógica da nossa dica anterior! Uma vez que não é indicado usar o dinheiro da empresa para gastos pessoais, também não é ideal “tirar do próprio bolso” para resolver imprevistos da empresa.

Com o objetivo de evitar que isso se torne uma necessidade, ter uma reserva de emergência para o negócio é valioso. Que tal aproveitar os momentos de alto faturamento para investir nessa?

5.      Estude organização financeira:

Estar por dentro do mundo das finanças, acompanhando notícias e se atualizando sobre o setor, ajuda no seu crescimento. O que fica de recado é que separar as despesas pessoais das da sua empresa é uma missão que você não precisa enfrentar sem ajuda.

No Acredite, o blog do Bahamas Cred, damos crédito à sua vida financeira e à do seu negócio. Clique aqui e acompanhe nossos conteúdos para estar sempre aprendendo!

 

Outras Notícias