A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) atua há mais de 25 anos em disseminação, educação, diagnóstico e consultoria com foco na excelência e transformação das empresas do Brasil.
Por esse motivo, a fundação criou o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) como um disseminador da cultura da aceleração para transformação das organizações e um importante instrumento para que elas se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas.
O MEG é divido em oito fundamentos que se desdobram em temas, implantados por meio de processos e detalhados por ferramentas e metodologias.
*tangram da FNQ
Atualmente, o MEG se encontra em sua 21ª edição e sua representação é o Tangram, um quebra-cabeça chinês de sete peças que pode ser montado e interpretado de várias formas. Essa representação foi fundamentada nas cores da bandeira do país e no ciclo PDCL.
A proposta é que cada organização monte o seu Tangram baseado em sua visão, missão e valores. O Bahamas Cred optou pela representação de um foguete com a seguinte definição:
O nosso foguete foi definido por acreditarmos que por meio da orientação por processos, iremos unir o pensamento sistêmico com o aprendizado organizacional para sempre possuir a adaptabilidade para enfrentarmos qualquer adversidade. Estaremos sempre sendo guiados pela nossa liderança transformadora para que o trabalho nos permita ser uma empresa com desenvolvimento sustentável e que cumpra o compromisso com as partes interessadas, para que a geração de valor perpetue na sociedade.
*tangram do Bahamas Cred
Nossa caminhada junto ao MEG começou em 2006 e desde então já ganhamos prêmios e obtivemos destaque pela adoção do Modelo de Excelência da Gestão:
2010 – Faixa Bronze no Prêmio Regional da Qualidade Zona da Mata/MG
2011 – Faixa Ouro no Prêmio Regional da Qualidade Zona da Mata/MG
2013 – Faixa Prata no Prêmio Mineiro da Qualidade
2014 – Faixa Ouro no Prêmio Mineiro da Qualidade